Blog
do Alê

Como ser um bom Front-End


Primeiramente, essa é uma publicação baseada em minha história na web. Antes de iniciar as dicas para se tornar um bom desenvolvedor Front-End, precisamos entender o que basicamente um "Front-End" faz. Partindo desse princípio, podemos dizer que um desenvolvedor Front-End precisa saber o básico que é HTML (estrutura e tags), CSS (propriedades básicas), Javascript (pequenas noções, chamadas de scripts prontos e lógica de programação) e por último um Básico de Photoshop (recortes, cores e fontes).

O desenvolvedor client side consegue se destacar quando começa a trabalhar bem com javascript, criar seus próprios plugins e suas próprias soluções de javascript. Partindo para o próximo nível, um desenvolvedor intermediário.

Para ser um Front-End intermediário (pleno), são necessários alguns requisitos, são eles: HTML (Semântica e Acessibilidade), CSS (propriedades avançadas do CSS3, Design Responsivo, grids e noção de frameworks), Javascript (Criação de plugins e soluções próprias sem utilizar plugins), Ferramenta de Versionamento (Git ou SVN) e SEO.

Para um Front-End que deseja crescer ainda mais, precisa de tempo, até mesmo porquê muitas coisas só serão descobertas com muitos erros e muitos testes. Por exemplo, eu sei quando é problema de um overflow ou um html sem tag de fechamento só de olhar. Isso só adquire com o tempo. Mas não é só o tempo que faz um desenvolvedor pleno em Front virar um Sênior. Precisamos de mais estudo. Um bom profissional não para de crescer.

Para ser um Front-End Avançado (sênior), é necessário ter alguns conhecimentos mais avançados como: CSS (Less ou Sass, pre-processadores css), Javascript (Hardcore mode), NodeJS (Saber como funciona e conhecimentos básicos de automatização), Grunt/Gulp (saber como automatizar processos).

Como ser melhor reconhecido no mercado?

É sempre bom ter conhecimento em alguma linguagem de programação ou algum CMS, isso é um diferencial. Além de conhecer mais a parte de programação, melhorar seus códigos javascript, você também terá a oportunidade de ajudar a empresa caso precise de uma pessoa capaz de ajudar com programação. Um exemplo pessoal é quando a empresa precisou fazer um site em Liferay que utilizar Velocity e Freemarker que são motores de templates baseados em java. Não fazia idéia do que era, mas quando a empresa precisou eu consegui aprender rapidamente pois já tinha noções de programação com PHP. Hoje, além de trabalhar com Velocity e Freemarker, também trabalho com Twig que também é um motor de template, só que baseado em PHP. Além disso, também conheço uma gama de frameworks Back-End que me ajudam a fornecer o melhor HTML para a empresa de acordo com o CMS empregado. Hoje eu consigo atender programadores de Wordpress, Drupal, Liferay, Bolt CMS e Lumis Java.

Bom, espero que tenha ajudado.

Escrito por xandynnn em Sunday February 21, 2016
Link permanente - Tag: Front-End

Leave a comment

comments powered by Disqus

- Plugins Sublime Text 3 para Front-End »

Ficou interessado em fazer um site?

Gostou do meu trabalho? Gostaria de fazer seu site comigo? Entre em contato para conversar-mos.

Entrar em contato

Fique conectado

Faça parte de nossas redes sociais e tenha um acesso direto para fazer seu site!


FACEBOOK

> Seja um amigo

TWITTER

> Siga-me os bons

GOOGLE +

> Me adicione nos seus círculos

ENDEREÇO


Rocha Miranda
Rio de Janeiro, RJ - Brasil

C: +55 21 99225-9299
E: xandynnn@gmail.com

Alexandre Mattos © 2016 - Todos os direitos reservados